sexta-feira, 18 de julho de 2008

Reizinho do Playground



Era uma vez um menino que havia nascido em berço de ouro e era muito mimado pelos pais, ele achava que podia controlar tudo e a todos. Quando grandinho esse menino acabou se tornando o chefe maior do castelinho mais poderoso do parquinho, isso apoiado numa eleição manipulada com golpes pouco discretos.
Na presidência do castelinho ele fez a festa do ovo e fez o que quis. Declarou guerra aos outros meninos do outro lado do parquinho porque eles tinham bons brinquedos que ele invejava. O menino foi rude, foi grosso, mas mesmo assim obteve o apoio de todos os meninos do lado de cá do parquinho na desculpa de destruir um menino esquisito que havia destruído a sua maior obra de areia, e assim ferido o seu ego. Este menino ficou poderoso e pomposo, se reelegeu dono do parquinho com direito a seu próprio escorrega.
E agora doutor? Agora esse menino não tá muito bem não, ele se tornou impopular, tem o maior índice de desaprovação de toda a história dos presidentes do parquinho, mais de 71%. Levou mais de 4 mil amiguinhos seus a morte em uma guerra que não acabou e que todos perderam. Ele nunca se vingou do menino esquisito que feriu seu ego. A moeda de troca do seu reino nunca valeu tão pouco, o setor imobiliário entrou em colapso e a recessão bate a porta do seu país. Eai?
Eai? Eai que a cabeça desse menino já devia ter rolado. Por que não rolou? Por causa do sistema eleitoral do reino do menininho.
Sabem quanto já foi gasto nas eleições pré-presidenciais americanas? Só por Obama e McCain até maio a soma já passou de U$400 milhões, isso em dólares o que em reais daria uns R$640 milhões só.
Tem gente que diz que o sistema que você vota no pré-candidato é bacana ainda, que esse gasto não tem problema porque move a economia. Aliás tudo move a economia, se eu pagar 1 bilhão pra guspir pro alto e deixar cair na testa eu to movendo a economia, guerras também movem a economia, até o tráfico move a economia se o traficante investe na comunidade. Agora pensem, quantas casas populares poderiam ser feitas com esse dinheiro? Poderia alimentar quantas criancinhas na África?
Bom, eu digo para que serve esse sistema, esse sistema serve para desviar a atenção do povo dos problemas do atual mandato. Em vez do foco das pessoas estarem na péssima gestão atual, eles se concentram nos possíveis próximos governantes. É melhor fazer campanha para o seu pré-candidato específico, garantir com muito gasto de dinheiro que seja ele o candidato presidencial do partido do que se ater a cobranças ao atual presidente, aliás até porque este já esta saindo mesmo e não adiantou nada protestos até agora, o negócio é ter fé e achar q agora vai ser diferente. É a velha política do pão e circo, mas que no primeiro mundo funciona com esplendor (e aonde não?)
E o menino do parque? Ah... enquanto isso o menino do parque em seu castelinho continua brincando de reizinho intocável e se metendo nos castelinho alheios pelo mundo.

Nenhum comentário: